quarta-feira, 24 de julho de 2013

Babá au rum

Olá meus queridas/os!
 Só agora tive disponibilidade para voltar aqui ao meu cantinho, mas tenho visitado outros cantinhos(blogues) que por aqui andam.
Primeiro foi a doença prolongada de um familiar meu, que infelizmente ainda leva muitas pessoas deste mundo, o que acabou por acontecer, o que me fez não ter muita vontade, para publicar o que faço na minha cozinha.
Depois foi a falta de tempo, agora aqui estou eu.
Ainda fui à feira do livro e tive conhecimento que iria haver um showcooking com a Isabel Zibaia Rafael do www.cincoquartosdelaranja.com e outro com a Susana Gomes do nosoup-foryou.blogspot.pt, claro que fui logo lá ver, pedi um autógrafo a ambas e ainda tirei uma foto com a Isabel para recordar uma tarde bem passada. Foram ambas muito simpáticas e queridas e a comidinha que fizeram que bem qua sabia.
Já algum tempo, andava com vontade, de reproduzir um bolo, que a minha mãe me comprava numa pastelaria perto de casa que era o Babá, é um bolo húmido de sabor a rum e com um pouco de chantilly.Na semana passada ao passar pelo cantinho bimbexpress.blogspot.pt vi a receita deste bolinho e  tive logo a ideia de o ir fazer no fim de semana.E ficou mesmo muito parecido ao que eu comia,mas em ponto grande eheheheheh.






Aqui vai a receita

Para a massa:
350 Gr de farinha
25Gr de fermento de padeiro fresco
2 dl de leite morno
1 pitada de sal
25Gr de manteiga
2 colheres de sopa de açucar
4 ovos

Para a calda:
300Gr de açucar
500 ml de água
1 cálice de rum ou licor à escolha(eu coloquei licor beirão)
Chantilly q.b

Em primeiro dissolve-se o fermento no leite morno.
De seguida coloca-se numa taça alta, a farinha e junta-se o fermento já dissolvido no leite.Coloca-se o açucar a manteiga amolecida e o sal.Mistura-se muito bem.Adiciona-se os ovos levemente batidos e envolve-se tudo até ficar uma massa homogénea e não se assustem que vai ficar um pouco liquida,é mesmo assim.
Tapa-se a massa e deixa-se levedar uns 50 minutos.
Unta-se uma forma com buraco,polvilha-se com farinha e deita-se a massa .Tapa-se novamente e deixa-se a levedar uns 30 minutos até a massa chegar quase ao cimo da forma.
Leva-se ao forno a 180º durante 35 minutos
Enquanto o bolo estava no forno fiz uma calda com o açucar, a água e após levantar fervura.Deixei estar uns cinco minutos e depois juntei o licor beirão.Apaguei o lume e coloquei por cima do bolo ainda quente.Servir com um pouco de chantilly por cima. Estava uma delicia e fez-me logo recordar quando os comia na pastelaria com a minha mãe.Hmmmmmmmm!!!

Bjinhos
Anjinha gulosa

4 comentários:

  1. Olá.... que bom que gostaste do bolo.
    Obrigada por referires o meu cantinho
    Beijinhos
    Alexaandra
    http://bimbexpress.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra por me fazeres recordar o sabor deste bolinho.
      Bjinhos
      Beatriz

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Ola
      É bom e para quem gosta de bolinhos humidos é uma verdadeira delicia.
      Bjinhos
      Beatriz

      Eliminar